Tremor de terra em Caxias foi de magnitude 2 na escala Richter

Bombeiros foram até bairros com relatos de tremor em Caxias do Sul na noite de segunda-feira (12) — Foto: (Reprodução/RBS TV)

A Universidade de Brasília (Unb) apontou nesta terça-feira (13) que o tremor sentido na noite de segunda (12) em Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul, teve magnitude 2 na escala Richter. Moradores se assustaram com o movimento, que foi antecedido por uma explosão, conforme relatos.

“Esse tremor foi de pequena magnitude. Não tem como chegar a uma conclusão, mas provavelmente deve ser provocado, se for mesmo um evento natural, por uma acomodação de bloco geológico, que faz com que mexa pouca coisa”, disse o professor George Sand França, do Observatório de Sismologia da UnB.

“Essa região já tem notícia de atividade sísmica, provavelmente seja esse o resultado da ocorrência nesse dia”, completa.

Ainda conforme a UnB, essa intensidade de tremor não tem capacidade de causar danos, apesar de a população sentir os efeitos.

Na noite de segunda, o Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul registrou cerca de 200 ligações que falavam sobre o tremor. Não houve feridos nem estragos.