Na maioria das vezes reservadas para ocasiões especiais, as salas de jantar, que tradicionalmente eram ambientes formais, tem se tornado, nos últimos tempos, mais casuais, sem perder o encanto de ser um dos locais mais especiais de uma casa.

De acordo com a equipe da Alles Estofados, hoje existem várias combinações em salas de jantar. Pra evitar erro na hora da escolha, o ideal, de acordo com os profissionais, é começar medindo o espaço, considerando que atualmente tem mesas em vários formatos e tamanhos, para se adaptar em cada espaço. Mesas redondas, por exemplo, ajudam na circulação; as retangulares são ideais para espaços mais estreitos; e também as quadradas, para espaços mais amplos. Para ter um ar mais despojado, eles recomendam que as cadeiras podem ser escolhidas em estilo diferente ao da mesa. “Vai do gosto de cada pessoa.” Hoje existem vários estilos de cadeira: toda estofada, toda em madeira, em acrílico ou polipropileno, entre outros materiais.

De acordo com os profissionais da Alles Estofados, os modelos de salas de jantar hoje em dia vão do clássico ao contemporâneo, atendendo os mais variados gostos dos clientes.

Espaço de convívio

Embora hora em dia nem todas as pessoas têm casas suficientemente grandes para dedicarem uma divisão inteira à sala de jantar, este espaço ainda não está em vias de extinção. Felizmente! Porém, vale lembrar que a decoração deve ser de acordo com o uso que a sala de jantar terá – recebe muitas visitas, por isso quer uma sala de jantar com todos os requintes? Tem uma família numerosa e muitas crianças, por isso, precisa de uma sala de jantar espaçosa e prática? Tem de dividir a sala de jantar com a sala de estar? Quer uma sala de jantar multifuncional? Em termos de mobília, vai optar pela tradicional madeira, o clássico vidro ou vai ser mais arrojado com peças de design em plástico revestido, ferro ou latão? Saiba as respostas a estas e outras perguntas antes de avançar.

Na hora de decorar este ambiente, o truque é conseguir uma harmonia em termos de paleta de cores (os tons quentes estimulam a conversa!) e estilos, ao mesmo tempo que se consegue manter a fluidez do espaço e do movimento. Às vezes, bastam dois grandes tapetes para diferenciar um ambiente do outro, mas existem outras soluções igualmente criativas e funcionais: portas de correr, cortinas, um simples biombo ou outra peça de mobiliário de grandes dimensões para traçar uma divisória bem marcada. Planejar o espaço é o primeiro e o mais importante dos passos quando se trata de decorar uma sala de jantar.