Quem será o presidente da Câmara em 2019: Plínio ou Schuck?

Na próxima terça teremos a eleição para presidente da Câmara. A base governista elegeu a maioria em 2016, e, teoricamente, colocaria os presidentes todos os anos, mas já antes da posse as coisas mudaram, então, Poshe foi o primeiro presidente do mandato e Beto foi eleito para este ano. Um ano foi do MDB (Poshe), outro foi do PSDB e agora seria a vez do PP, então, para o ano que vem, tudo indica que a presidência ficará entre Schuckinha ou Plínio, ambos do PP.

– Acho que Plínio e Schuck já foram presidentes umas quatro ou cinco vezes cada um, não? Ou será que ambos vão concorrer entre si? E pela base de governo, qual chapa será lançada? Vai dar PP ou a base do governo (a chamada “situação”) vai dar um nó na oposição e vencer esta eleição?

MOLLING

O deputado Molling, hervalense de nascimento em Padre Eterno Baixo, não se reelegeu. O eleitorado deve ter seus motivos pela baixa votação que ele teve aqui na região, mas uma coisa pode ter certeza: vamos sentir falta das emendas e verbas que ele conseguia para nossa região. Sei que alguns vão me criticar por isso, não estou defendendo o Molling e nem criticando os demais deputados, mas nos últimos 20 anos, sem a menor sombra de dúvidas, ele foi o deputado que mais emendas deu para esta micro-região. Um exemplo é o asfalto pela estrada velha de Dois Irmãos a Morro Reuter, que, com quatro emendas, em seis anos, conseguiu o asfaltamento de todo o trecho. Mas ficamos na torcida para que Giovani Feltes, Lucas Redecker e outros ocupem este espaço e não deixem a região sem emendas, pois o restante dos deputados (os de longe) mandam bem pouca coisa para nós!

PENA

Ao falar do asfalto entre Dois Irmãos e Morro, lembro de uma sugestão que fizemos há vários anos: se a estrada ligando Boa Vista a Gramado fosse municipal, de emenda em emenda, em 10 anos estaria asfaltada, vide este caso de Dois Irmãos a Morro Reuter, ou do caso de Dois Irmãos a Sapiranga ou de Ivoti até a Cachaçaria Weber Haus, todos asfaltados. Pena que ela é estadual e o Estado está quebrado, então, se é que um dia asfaltar esta estrada, vai levar décadas, infelizmente.

COLUNA DOS PARABÉNS

– Neste ano terá contra-turno escolar durante período de janeiro e fevereiro. Então, os pais podem trabalhar em paz que os filhos estarão bem cuidados, já que, nestes meses, normalmente os filhos estão de férias e não tinham com quem ficar. Parabéns à prefeita Mara e toda equipe da Educação!
– Está quase tudo pronto para o Fröhliche Weihnachten in Teewald, a festa de Natal do Herval. Aguardem!
– Neste dia 15 tem o Gre-Nal da Solidariedade pelo Natal da Criança. Parabéns aos organizadores, os consulados do Grêmio e Inter. Lembro de um Gre-Nal há 15 anos entre os jogadores do Radar, onde quem perdeu puxou a carroça pelas ruas do Centro. Foi um dos primeiros, depois, virou febre na região inteira. Quem mais puxou a carroça, gremistas ou colorados?
– Finalizamos com a mensagem positiva do dia: “Não existe grandes talentos sem grande vontade”, Honoré de Balzac.