Público muito baixo tem ido às reuniões da revisão do Plano Diretor

Além do pessoal da Prefeitura, quase ninguém da comunidade tem ido às reuniões

Dois Irmãos – A terceira audiência pública para debater com os moradores a revisão do Plano Diretor de Dois Irmãos, acontece nesta terça-feira à noite (09), a partir das 18h, na Câmara de Vereadores de Dois Irmãos (Rua São Leopoldo, 1231). Nesta reunião estão convocados a participarem os moradores dos Bairros Vale Verde, Floresta, Primavera e Moinho Velho. Já na quarta-feira (10), a reunião acontece na ACTG Portal da Serra (Rua Sede Campestre, 96), para os moradores dos Bairros União, Sete de Setembro e Industrial participarem.
Na última quinta-feira (04), a reunião aconteceu no Bairro São João, onde estavam convidados os moradores dos Bairros São João, Navegantes, Beira Rio e Becker. As próximas reuniões nos bairros podem ser acompanhadas no cronograma abaixo, sendo que na próxima semana as audiências começam às 19h.
A arquiteta Carolina Birk e o engenheiro Cesar Schumann dos Santos, da Secretaria Municipal de Planejamento e Habitação, fizeram a explanação de como funciona o atual Plano Diretor e o que a legislação prevê atualmente. A prefeita Tânia Terezinha da Silva, e o secretário de Planejamento e Habitação, Nei Fernando Ferraz, participaram da audiência.
O Plano Diretor é uma lei municipal que estabelece e organiza o desenvolvimento e expansão territorial do Município para a implantação da política de desenvolvimento urbano. A audiência objetiva dar continuidade aos trabalhos de revisão e íntegra o processo de leitura comunitária e promove a garantia de participação de todos a opinarem, falarem dos problemas da cidade que precisam ser solucionados.
Durante a audiência, a comunidade será desafiada a responder os seguintes questionamentos:
– Como é o lugar onde eu moro? E a quadra da minha casa? Como são as construções perto da minha casa?
– Qual o uso predominante? Tem indústria perto? Tem comércio perto?
– Eu posso ir a pé para a maioria dos lugares ou tem locais que eu preciso? E se eu preciso ir para outra cidade, como e por onde vou?
– O que precisa estar mais perto da casa das pessoas, o que não precisa estar tão perto? Locais que eu vou diariamente, semanalmente, mensalmente, anualmente…
– Como é meu deslocamento para o trabalho? Como meus filhos ou as crianças do meu bairro vão para a escola? Qual o caminho que elas fazem?
-A rua da minha casa é muito movimentada ou é tranquila? Qual o nível de tranquilidade da região onde eu moro? E ela está mudando?
– Meu bairro tem praça? Ela tem atrativos para crianças e adultos? Eu uso esta praça? Tem bastante área livre? Eu acho isso bom?
– Eu uso o postinho do meu bairro? E o hospital? Quais serviços mais utilizo?
– Como é a arborização do meu bairro? Tem arroio perto da minha casa?
– A minha casa tem tratamento de esgoto? Tem abastecimento de água? Quando chove, a água vai para onde?
– O caminhão de lixo recolhe o lixo no meu bairro? Eu separo o lixo?
Audiências públicas para discutir Revisão do PLANO DIRETOR nos bairros:
09/10/2018, às 18h, na Câmara de Vereadores de Dois Irmãos (Rua São Leopoldo, 1231) – Vale Verde, Floresta, Primavera e Moinho Velho;
10/10/2018, às 18h, na ACTG Portal da Serra (Rua Sede Campestre, 96) – União, Sete de Setembro e Industrial;
16/10/2018, às 19h, na Escola Municipal Carlos Rausch (Rua 11 Amigos, 950) – Vale Esquerdo e Vale Direito;
18/10/2018, às 19h, na Associação dos Moradores do Travessão (Rua Pedro Hansen, 843) – Travessão;
23/10/2018, às 19h, no Espaço Cultural Antiga Matriz (Avenida São Miguel, 473) – Centro.