Ponte de espaguete com capacidade para mais de 180 kg ganha competição na UFRGS

Competição é realizada semestralmente, para ajudar os estudantes a desenvolverem habilidades em engenharia — Foto: Secom/UFRGS

Uma ponte feita de espaguete, com capacidade para aguentar até 187 Kg foi a vencedora de uma competição inusitada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizada semestralmente, há 14 anos, a atividade ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades em engenharia e aplicarem conhecimentos básicos de Mecânica dos Sólidos, bem como resolverem problemas de engenharia e projetarem sistemas estruturais simples.

O objetivo da Competição de Pontes de Espaguete é desafiar os estudantes de engenharia de diversas instituições a utilizarem o material e, empregando seus conhecimentos em mecânica dos sólidos, engenharia e projetos estruturais, construírem estruturas com a maior capacidade possível. Na última competição, a vendedora aguentou 187 kg até quebrar.

O resultado da competição é obtido após ser testada a capacidade das pontes, sendo a vencedora a que suportar mais peso. O projeto, de autoria dos estudantes Marco Antonio, Tiarler Santos Lopes, Elisandro Teixeira Schultz e Lucas Birck, da Ftec Faculdades, superou a vencedora da competição anterior, no primeiro semestre deste ano, que chegou a 139 kg sem romper. Mas não conseguiu alcançar o recorde histórico da competição de 234kg de 2011/2.

A unidade da FTEC de Novo Hamburgo está com inscrições abertas para o vestibular 2019 e o seu desempenho no vestibular pode garantir Bolsas de Estudo de até 80%. Não é financiamento, não precisa comprovar renda, é desconto garantido até o final do curso.

Quer saber como funciona? Então entre em contato pelos telefones (51) 3014-9713 ou pelo WhatsApp (51) 99506-2420.