Diretor da Água de Ivoti diz que leituras do consumo estão corretas

Conta de água de moradora teve aumento de cinco vezes no consumo neste mês (Créditos: Arquivo pessoal)

Ivoti – O diretor da Autarquia Água de Ivoti, Adriano Graeff, disse que as contas de água com valores acima dos habituais e vencimento na última quarta-feira, 12, tiveram “leituras corretas”, e que a troca dos modelos dos hidrômetros por outros mais novos pode gerar um “pequeno aumento na medição, mas não na cobrança”.

“O consumo é o registrado, porém, cada caso é particular. Pode ter havido um vazamento, por exemplo. Mas, de qualquer forma, vamos vistoriar os hidrômetros dos moradores que relatarem diferenças nos valores cobrados”, afirma ele. Em caso de problemas com os boletos atuais, a Autarquia deve ser procurada, segundo Graeff.

Atualização

Em outubro, o sistema da Autarquia foi atualizado, fazendo com que as medições fossem antecipadas, causando diferenças entre os dias de medição das cobranças. No caso da advogada Clarisete Dutra, moradora do Jardim do Alto, por exemplo, o consumo do mês passou de 11 m³ na conta vencida em novembro para 55 m³ na atual.

A conta, para ela, somou R$ 326 neste mês. “Mesmo considerando o número maior de dias poderia ter diferença, mas não neste patamar”, diz ela. O cálculo da conta anterior considerou 13 dias, e, da atual, 48 dias.

O caso, segundo Graeff, não tem relação com outro problema recente nos boletos Autarquia, que cobrou juros e multas indevidos a 20% dos consumidores de Ivoti.