Como seu site pode ter mais visibilidade na internet

Atualmente, o acesso a internet através do celular é muito mais fácil, isso se dá por vários motivos, como a facilidade do acesso a internet, o preço acessível de Smartphone e a atenção dada por grandes empresas, como o Facebook e o Google, que fazem sites e aplicativos cada vez mais dinâmicos e estratégicos.

No Brasil, tem mais de 116 milhões de pessoas conectadas, por essas e outras vantagens, os celulares já são usados em mais de 85% das casas com acesso à internet, segundo pesquisa feita pelo IBGE.

Devido a este crescimento dessa nova forma de navegar, acredita-se que cerca de 90% dos acessos atualmente, já sejam por navegadores e sites mobile.

A grande novidade é que o Google (uma das maiores empresas do mundo)  sempre está inovando e melhor qualificando suas buscas. Entre suas inovações começou a trabalhar na criação de um novo indexador de resultados de buscas, exclusivamente para pesquisas feitas em aparelhos mobile, isso quer dizer que a empresa está praticamente preparando um “novo mecanismo de buscas” para Smartphone, Tablets e outros, para que possam continuar atingindo esse grande número de pessoas que acessam as redes através do mobile.

Tudo indica, futuramente, que a grande maioria das pessoas estarão utilizando somente aparelhos móveis para acessar o Google e assim, os sites que não forem responsivos, não estarão sendo homologados pelo mesmo, prejudicando sites e lojas virtuais que não realizam essa atualização e não realizarem a homologação devida.

Para contribuir com o avanço das empresas na região, estou listando abaixo algumas dicas de como melhorar o posicionamento do seu site, desde sites corporativos até os mais simples.

DICAS PARA POTENCIALIZAR O SITE DA SUA EMPRESA

SITE RESPONSIVO

Seu site precisa ser responsivo, isto é, desenvolvido e preparado para dispositivos móveis, celulares. Caso você não saiba, pode realizar um teste ou analise completa, verificando se ele atende as regras exigidas. Acesse o link e verifique.

https://search.google.com/test/mobile-friendly?hl=pt

REGRAS DE SEO

SEO é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog. Por isso, você deve se preocupar com as meta tags, linhas de código HTML ou “etiquetas” que, entre outras coisas, descrevem o conteúdo do seu site para os buscadores. É nelas que você vai inserir as palavras-chave que facilitarão os buscadores a encontrar o seu conteúdo nas páginas de busca no momento que o usuário procurar.

Exemplo: Title, Description, keywords, robots e entre outros. Em outro momento vou explicar cada um deles. Existem sites que auxiliam na geração desses comandos, ex: https://www.ciawebsites.com.br/ferramentas-de-seo/gerador-de-meta-tags/

Registrar seu site no google webmaster através do link https://www.google.com.br/intl/pt-BR/add_url.html

Se você já possui conta no Google, pode utilizar o mesmo e-mail e senha. Se não possui conta, o site te orientará para criar uma. Uma vez acessada a Central de Webmasters do Google, clique em adicionar site, informe o nome do site e a URL (endereço) do seu site. Prove ao Google que você é proprietário do site: Ele mostrará uma série de opções para que você faça essa prova, como solicitar que você acesse ou o ftp do site ou o painel de controle do seu provedor. Uma vez realizada a opção escolhida, clique em VERIFICAR. Estando tudo certinho, o Google vai te avisar que a verificação foi concluída.

Além disso, você deve incluir um sitemap em seu site e registrar nesta mesma ferramenta.

Avisar buscadores do seu site utilizando de páginas específicas.

Acesse os links  abaixo e preencha o campo da URL. Após, preencha o campo comentários (podem ser palavras-chave ou uma breve descrição do seu negócio e clique em incluir URL. Isso vai ajudar a acelerar o processo de indexação.

https://www.bing.com/toolbox/submit-site-url

https://search.yahoo.com/info/submit.html

https://www.google.com.br/intl/pt-BR/add_url.html

AMP – Accelerated Mobile Pages

Habilitar em seu site o projeto AMP. – Accelerated Mobile Pages, é uma iniciativa Google em conjunto com alguns publishers como Chartbeat, Vox, WordPress.com, Twitter, The Washington Post, UOL, etc; de trabalhar uma estrutura de processamento rápido com carregamento de conteúdos em Smartphones e Tablets.

O formato AMP é totalmente focado em performance e para esse resultado a estrutura exige mudanças na entrega HTML, JS e CSS das páginas web que desenvolvemos tradicionalmente.

Bom, hoje compartilhei algumas dicas para melhorar a performance do seu site e potencializar ainda mais o seu negócio na internet. Semanalmente vou escrever mais conteúdos sobre tecnologia e marketing digital de alta performance para o seu negócio.

Caso desejar, pode encontrar mais dicas no @ivanjrquilin

Ivan Quilin

Consultor de Marketing Empresarial e CEO na Like Agência Digital