Atletas da região buscam vaga na Seleção Brasileira de Handebol

Patrícia, treinador Aristaco Fernandes e Julia. (foto: Divulgação).

Morro Reuter/Novo Hamburgo – A estudante Patrícia Victória Kaefer, 14 anos, é uma das 67 garotas que estão se esforçando para fazer parte da Seleção Brasileira de Handebol. Ela cursa o 8º ano no Colégio Estadual Dr. Wolfram Metzler, em Novo Hamburgo. Ao todo são apenas três representantes do Rio Grande do Sul, sendo duas de Novo Hamburgo (Patrícia e Julia Klein). Entre os dias 1º e 10 de outubro elas participaram do Acampamento Nacional, em São Bernardo do Campo/SP. Nesse período participaram de treinamentos e avaliações diárias. Em dezembro terá a segunda fase, de onde passarão apenas 21 gurias. As selecionadas integrarão a Seleção Brasileira de Handebol. A seletiva estadual aconteceu na cidade de Pelotas.

Incentivo vem de casa

Patrícia conta que sua maior incentivadora é a mãe Mara Muck, que também foi jogadora de handebol. “Sempre me interessei bastante por esporte. Mas o gosto pelo handebol iniciou na minha antiga Escola Municipal Pres Afonso Pena, em Novo Hamburgo. Comecei a fazer parte do time do Renato Arena por um tempo. Cada vez ia me envolvendo e não parei mais”.

São José do Herval

Patrícia mora com a mãe Mara e o irmão Eduardo Carlos Kaefer, em Novo Hamburgo. Mesmo assim possui um forte vínculo com o município de Morro Reuter, em especial com a localidade de São José do Herval, onde reside o seu pai Carlos Pedrinho Kaefer e os avós Eldo e Leoni Muck.

Bronze nacional

Atualmente Patrícia faz parte da equipe de handebol da Sociedade Ginástica, de Novo Hamburgo. Nós últimos meses ela tem participado de competições (regionais, estaduais e nacional). Uma delas foi a Copa Mercosul de Handebol, no mês de setembro, na cidade de Santa Maria tem início em Santa Maria. No dia 25 de outubro, no Espírito Santo, conquistaram o 1° lugar no grupo e se classificaram para a semifinal do Brasileiro. No último domingo elas retornaram do Campeonato Brasileiro de Clubes, pela categoria Handebol Feminino Sub-16, onde garantiram o 3º lugar, em Vitório, Espírito Santo. A agenda das garotas segue cheia e em novembro terão uma semifinal do estadual na Sociedade Ginástica e a final em Caxias do Sul.

Equipe:

Juliana Muller, Julia Klein, Isadora de Alexandria, Vitória Henkel, Fernanda de Alexandria, Julia Reginatto, Luara Siebel, Betina Pause, Micaela da Silva, Rafaela Silveira, Luisa Albineli, Ana Clara Constâncio, Patrícia Kaefer, Gabriela Dorr, Geórgia Prates, Maria Clara Fernandes. Comissão Técnica: Aristaco Fernandes, Giuliano Vezzari, Eduardo Fagundes. Diretora: Graciela Soares. Equipe de apoio: Ângelo, Andreia, Larissa, Margareth, Solane.