Alimentos estragaram nos freezers em Arroio Bonito

Muitos alimentos descongelaram e estragaram nos freezers, na localidade de Arroio Bonito e na Vila Dill. Mais de 15 famílias ficaram sem luz nesta semana, e outros moradores ainda permanecem sem luz até o fechamento desta edição. Alguns levaram carne e outros perecíveis para colocar em geladeiras de familiares para evitar prejuízos.

PEDIDO

O problema da falta de energia começou na segunda-feira, dia 7, por volta das 15h30, após a chuva seguida de um forte tufão de vento, segundo relatam moradores da localidade. Foi realizado o contato com a RGE Sul e a Prefeitura, a fim de solucionar o problema. Uma moradora apelou para o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Breno Käfer, buscando uma solução. Käfer ofereceu maquinário da Prefeitura para a retirada de galhos pela companhia elétrica, que não fez contato solicitando o uso do equipamento.

MORADORES APONTAM DESCASO

Os moradores do Arroio Bonito reclamam do descaso da companhia elétrica e da demora em restabelecer a energia. O morador Cristiano Graser, da Estrada Arroio Bonito, disse que não fizeram a limpeza correra no entorno da rede. Outra moradora, Delia Klein, considera um descaso a demora em resolver o problema. O dono de um aviário, Luciano Schommer, disse que é frequente a falta de energia no Arroio Bonito e que já chegou a faltar luz por quatro dias seguidos. Ele teve que apelar para um gerador, para não ter prejuízos, já que os pavilhões são totalmente automatizados e abrigam 70 mil, aves por lote.

ATITUDE

Um grupo de moradores da Vila Dill se uniram e utilizaram retroescavadeiras e outras máquinas para quebrarem galhos e eucaliptos que prejudicam os cabos de energia. O vereador Valdir Dill (Cacete) apoiou os vizinhos e colaborou na retirada, o que é uma ação perigosa, pois lidou no entorno da rede.

PROFESSORES

Foi aprovada a contratação de dois atendentes de creche, um professor e um monitor de escola. O monitor vai trabalhar com crianças que necessitam de cuidados especiais. Outro projeto que visa a contratação de oito professores foi adiado, para que os vereadores analisem a matéria com mais atenção, a pedido da vereadora Ester Dill Koch.

BOMBEIROS

Os bombeiros estão bem cotados perante os vereadores. Foi aprovado sem maior contestação a matéria que atende os anseios da corporação. O comandante Gelson Miranda marcou presença para acompanhar a votação de repasse de R$ 60 mil para a sua equipe trabalhar durante o ano.

RESERVA

O Sargento Sérgio Ribeiro está prestes a se aposentar, ou seja, entrar para a reserva da Brigada Militar. Ele atua há 27 anos na BM somente em Hortêncio, onde reside. Ribeiro agradece o carinho e a receptividade que sempre recebeu da comunidade e suas lideranças.